Neste domingo, milhares participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentaram o calor de 37ºC para a realização do segundo dia de provas. Os inscritos tiveram cinco horas para responder a 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza.
No Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, às 15h30, alguns participantes já deixavam o local. Aos 18 anos, a estudante Gabrielli Almeida realizou o Enem pela primeira vez. Para ela, a prova deste domingo foi melhor por ter mais afinidade com a matemática:
– Achei difícil de modo geral. Mas gostei mais das questões de Matemática e Ciências da Natureza. O calor deste domingo também atrapalhou um pouco, tínhamos só ventiladores na sala e, às vezes, com o nervosismo fica ainda mais quente. Agora é esperar os resultados.
Na calçada da escola, Rita de Cássia de Oliveira Pereira, 56, e Jussara Coden Dornelles, 58, também enfrentaram o calor santa-mariense. Mas, não foram ao local para realizar o Enem. Elas se conheceram no primeiro dia de provas quando foram acompanhar os filhos Bernardo Pereira, 17, e Luizi Coden, 18.
– Nós nos conhecemos na semana passada, o dia estava frio e chuvoso. E hoje está totalmente diferente. Pensamos que é importante acompanhar eles nesses momentos. Dá força e traz mais segurança – disse Rita, mãe de Bernardo.
Os resultados do Enem são as principais formas de ingresso em instituições de ensino superior, sejam elas públicas, a partir do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ou privadas, com a possibilidade bolsa pelo ProUni e financiamento pelo Fies.
Próximas datas
Gabarito oficial do Enem deve ser divulgado em 23 de novembro, três dias úteis após o último dia de provas
Previsão do MEC e Inep é que as notas dos participantes sejam divulgadas em janeiro de 2023
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), uma das principais formas de ingresso em universidades públicas, vão 15 a 18 de fevereiro